Categorias
Speedtalk

Speedtalk

Speedtalk é uma artelíngua apenas esboçada no conto Gulf (1949) do escritor de ficção científica norte-americano Robert Heinlein (1907-1988). É também considerada uma logilíngua, dada sua natureza essencialmente lógica.


No conto Gulf, precursor do livro Friday (1982), encontramos a descrição de uma sociedade avançada de super-humanos – homo novis – que usavam uma língua chamada speedtalk. Cada palavra dessa língua consiste em apenas um fonema, e aquilo que chamamos de palavra equivale a uma oração inteira em português. Os super-humanos que falavam speedtalk pensariam mais rapidamente em virtude da concisão e precisão de sua língua. Isso faria com que pudessem acumular séculos de experiência e aprendizado em apenas poucas décadas de vida.

A língua parece ser muito interessante, mas as escassas indicações de Heinlein em seu conto não nos mostram muito. O que sabemos é que a speedtalk teria cerca de 850 fonemas, um para cada palavra da Basic English, e toda comunicação ocorreria através de uma combinação inteligente desses sons.

O exemplo que temos da speedtalk ocorre por volta da metade do conto. É um diálogo, sem tradução, entre duas vozes, uma masculina e outro feminina, ouvidas por Joseph Gilead, o protagonista:

Masculina: “tsʉmaeq?”
Feminina: “nø!”
Masculina: “zʊlntsɨ.”
Feminina: “ɨpbit’ New Jersey.”

O restante do livro não indica o que isso significa, mas diz que Gilead não pôde entender a conversa por causa das “limitações dos símbolos fonéticos, e segundo porque seus ouvidos não eram acostumados aos sons”.

Por Frederico Lopes

Frederico Andries Lopes é doutor em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro e professor associado do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

É tradutor de textos antigos de matemática escritos principalmente em latim. Já publicou livros sobre o uso educativo de linguagens de programação, sobre gramática latina e história da matemática.

É pai orgulhoso dos trigêmeos Henrique, Ricardo e Valquíria e das gêmeas Laura e Leonora. Cuidar dessa turma é sua principal atividade. Tudo o mais são distrações e difficiles nugae.