O Emacs é um editor de texto usado por programadores e escritores técnicos, disponível para vários sistemas operacionais. Sua primeira encaranção foi escrita por Richard Stallman, nos idos umbrosos de 1976.
Se você não usa o Emacs, você sai perdendo em termos de tempo, agilidade e flexibilidade editorial, embora não saiba disso. Principalmente no trabalho com LaTeX ou outra linguagem derivada da TeX, isso fica bastante evidente.
Navegando por aí, me deparei com a seguinte imagem, uma página só, desenhada a mão, para aprender Emacs:

Esse é um roteiro interessante para quem quer começar, embora sirva mais para uma consulta rápida e contemplação. Mas não se perca muito nessa imagem: ela pode te amedrontar.
Para curiosos e corajosos, eis a seguir alguns links essenciais:
- Site oficial – comece por aqui.
- EmacsWiki – ou melhor: comece por aqui!
- Wikipedia – melhor ainda: comece por aqui!!
- Guia definitivo do Emacs – um começo rápido.
Particularmente, devo confessar, ainda estou à procura do editor ideal, minimalista, que cale na alma e me faça pensar que minha procura acabou. Certamente, minimalismo não coaduna com a filosofia do Emacs, que é uma nave-mãe dessas que dominam o terreno sem ser essencialmente benigna. Ainda assim, depois de um começo assustador, o Emacs pode bem ser o seu editor preferido. Dê uma chance ao velhinho!