Categorias
Associações Interlinguística

Délégation pour l’adoption d’une langue auxiliaire internationale

Délégation pour l’adoption d’une langue auxiliaire internationale constituiu-se em 1901 por iniciativa de Louis Couturat (1868-1914) e Leopold Leau (1868-1943), ambos matemáticos franceses, como um grupo de intelectuais de diversos países que tinham por objetivo eleger, dentre as várias auxilínguas propostas até então, aquela que seria a mais adequada para adoção internacional.

Apesar de em 1906 contar com o apoio de mais de 1200 intelectuais e cientistas de mais de 300 sociedade científica de diversos países, a Délégation termina seus trabalhos, em 1907, com um impasse, com o surgimento da ido e com a maior cisma que o movimento esperantista conheceu em sua história.

Por Frederico Lopes

Frederico Andries Lopes é doutor em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro e professor associado do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

É tradutor de textos antigos de matemática escritos principalmente em latim. Já publicou livros sobre o uso educativo de linguagens de programação, sobre gramática latina e história da matemática.

É pai orgulhoso dos trigêmeos Henrique, Ricardo e Valquíria e das gêmeas Laura e Leonora. Cuidar dessa turma é sua principal atividade. Tudo o mais são distrações e difficiles nugae.