Categorias
Conlínguas Esperanto Interlinguística

Centralidade do esperanto

Não é novidade que, até a presente data, o esperanto seja a principal e mais bem conhecida conlíngua. Sua centralidade na interlinguística é historicamente abalizada. Amadores e profissionais do ramo não podem prescindir de conhecer suas principais características.

Para nossas pesquisas, é conveniente adotar o esperanto como termo de comparação para outras conlínguas, colocá-lo no centro, tomá-lo com ponto de partida e alvo de todo tipo de crítica. O esperanto é suficientemente maduro e estável para sofrer, como sofreu, as mais profundas e contundentes críticas e permanecer firme, estável, o que promove uma boa cientificidade a nossas reflexões.

Por Frederico Lopes

Frederico Andries Lopes é doutor em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro e professor associado do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

É tradutor de textos antigos de matemática escritos principalmente em latim. Já publicou livros sobre o uso educativo de linguagens de programação, sobre gramática latina e história da matemática.

É pai orgulhoso dos trigêmeos Henrique, Ricardo e Valquíria e das gêmeas Laura e Leonora. Cuidar dessa turma é sua principal atividade. Tudo o mais são distrações e difficiles nugae.